A lentidão é uma característica nacional e muitos eventos não seguem um calendário definido, algo para o qual se tem de estar preparado. A tradicional "sesta" entre as 12:00 e as 15:00 é tão cuidadosamente observada como nos países mediterrânicos. A maioria dos estabelecimentos estão fechados durante este tempo e ninguém atende sequer o telefone.
As boas maneiras e a etiqueta são muito apreciadas em Portugal. Desrespeito e más maneiras são a primeira coisa que pode fazer com que os cidadãos portugueses se recusem a falar com um novo amigo. Os estrangeiros são perdoados com base no facto de não estarem familiarizados com o comportamento português. Em Portugal as mulheres beijam os homens e uns aos outros na bochecha ou ambos como um gesto de para que serve o photoshop. Os homens apertam as mãos e quanto mais próximos estão dos amigos e mais felizes por se verem, mais vigorosa é a saudação, muitas vezes com uma palmadinha no ombro ou nas costas. Ao despedir-se, o mesmo ritual é repetido, embora o aperto de mão e a palmadinha no ombro seja menos vigoroso.
A religião é uma parte importante da vida portuguesa. Mesmo aqueles que frequentam a igreja apenas para casamentos, baptizados, comunhões e funerais certamente se preparam para o evento e o abraçam com entusiasmo. Afinal de contas, todos estes rituais promovem a unidade familiar! O catolicismo é historicamente a religião dominante em Portugal, mas o recente afluxo de imigrantes criou uma diversidade étnica, cultural e religiosa, na qual o catolicismo coexiste pacificamente com outras religiões.
O número de celebrações é enorme. As ocasiões para celebrações podem ser comemorações de inúmeros santos, peregrinações, feiras, etc. No norte, mesmo a mais pequena aldeia tem as suas próprias tradições festivas com música, dança, fogo-de-artifício e rituais específicos. Nos feriados públicos de muitas vilas e cidades há touradas, uma das favoritas dos portugueses (as condições são menos brutais que em Espanha, os touros não são mortos).
O Porto acolhe uma celebração em honra do Apóstolo João na Praça da Liberdade, na noite de 24 de Junho. A festa de São João em Braga realiza-se no final de Junho e inclui uma procissão de dois dias com um grande número de adoradores. Óbidos acolhe um festival de música em Outubro. Coimbra acolhe em Maio o Festival de Estudantes de Cuéma dos Fitas. Todos os anos, a Madeira acolhe o animado e animado Carnaval das Flores em finais de Abril/princípios de Maio e a colorida Festa da Vindima em Setembro. No Inverno, a Madeira acolhe carnavais luxuosos, feiras coloridas e festivais da aldeia, bem como exposições de fogo-de-artifício sobre a baía do Funchal.
Traduzido com a versão gratuita do tradutor.